BLOG » Sociedade

Twitter
Facebook

O CARA DO ANO: PRESIDENTE JOSÉ MUJICA

20/12/2013 | Comentários (0) | Sociedade | Por: Altamir Tojal

Um político com colhão e sem frescura

É hora - entre uma rabanada e outra - de escolher a personalidade do ano. Para mim, o Cara de 2013 é o presidente do Uruguai, José Mujica, um presidente com colhão e sem fescura.

José Mujica, presidente do Uruguai, vive com a sua própria grana, contesta o consumo excessivo e avança em políticas difíceis como o casamento homossexual, aborto e legalização da maconha, que reafirmaram o Uruguai como o país mais socialmente liberal em América Latina. Pepe diz que aqueles que o consideram pobre não conseguem entender o significado de riqueza. "Não sou o presidente mais pobre. O mais pobre é o único que precisa de muito para viver", disse ele. "Meu estilo de vida é consequência das minhas feridas. Sou filho da minha história. Houve anos em que eu teria ficado feliz apenas por ter um colchão".

http://www.theguardian.com/world/2013/dec/13/uruguay-president-jose-mujica

MACONHA PARA PRESIDENTE

20/12/2013 | Comentários (0) | Sociedade | Por: Altamir Tojal

A legalização das drogas tem de ser debatida na campanha eleitoral de 2014. Temos de exigir que os candidatos a presidente da república, aos governos estaduais e ao legislativo se pronunciem, tomem posição e se comprometam com esse tema.

Não sei se a nova legislação do Uruguai é boa ou ruim, se vai dar certo ou errado. Mas sei que estamos no pior dos mundos aqui no Brasil com relação às drogas.

A sociedade brasileira precisa dar a atenção necessária a isso, parar de desviar os olhos. Nossa legislação, que reflete a atitude leviana da sociedade, é preconceituosa e atrasada, fomenta o crime e a corrupção, aumenta barbaramente a conta do estado com segurança e com o sistema de saúde, resulta em sofrimento, discriminação, violência, prisões e mortes, principalmente dos jovens pobres.

A criminalização das drogas é uma das causas da transformação do sistema carcerário em um inferno. Prejudica o cidadão comum, ameaça a família, limita a liberdade de ir e vir, a alegria de passear, de andar nas ruas. É preciso debater e agir logo. Temos de exigir isso das organizações sociais, religiosas, dos médicos, dos partidos etc. Temos de exigir que os candidatos a presidente da república, aos governos estaduais e ao legislativo se pronunciem, tomem posição e se comprometam com esse tema.

ENTREGA DO PRÊMIO RESPONSABILIDADE PÚBLICA 2013 À DRA. ANGELA TENÓRIO

10/12/2013 | Comentários (0) | Sociedade | Por: Altamir Tojal

“É vergonhoso ver o povo mendigando por atendimentos e os hospitais não poderem oferecer o que manda a Constituição Federal”

A médica Angela Maria Tenório Albuquerque recebeu o Prêmio Responsabilidade Pública 2013 em solenidade realizada em 27 de novembro. A premiação foi em reconhecimento e homenagem à Dra. Angela por sua corajosa declaração pública, no ano passado, denunciando, em rede de televisão, a precária situação de atendimento do Hospital Rocha Faria, em Campo Grande, no Rio de Janeiro.

Em seu pronunciamento ao receber o Prêmio, a Dra. Angela lembrou que a saúde é um direito constitucional de todos os brasileiros, que não é cumprido pelo poder público: “É vergonhoso ver o povo mendigando por atendimentos e os hospitais não poderem oferecer o que manda a Constituição Federal”, disse.

O Prêmio é conferido pela Sociedade pela Responsabilidade Pública a servidores exemplares, que se destacam no cumprimento de suas funções, notadamente por enfrentar a corrupção, o corporativismo e os privilégios, que prejudicam os serviços públicos, penalizando a população. Em 2012, foi agraciada a Ministra Eliana Calmon, por sua atuação no CNJ – Conselho Nacional de Justiça.


SOLENIDADE

A entrega do Prêmio Responsabilidade Pública de 2013 à Dra. Angela Tenório foi realizada em Assembleia Geral Extraordinária da SRP. A mesa foi composta pelo presidente da entidade, os diretores de comunicação e jurídico e a homenageada. A Dra. Angela foi saudada pelos componentes da mesa - presidente Francisco de Assis Chagas de Mello e Souza, diretor Altamir Tojal e diretor Guilherme Brechbuhler - e recebeu das mãos da Sra. Maria do Carmo, que representava a sua mãe, uma placa alusiva ao evento; o diploma foi entregue pela conselheira fiscal Elyethe Marinho; e das mãos do diretor administrativo da SRP, Mario Assis Causanilhas Rodrigues, a medalha. A cerimônia foi realizada na sede do Bridge Clube do Rio de Janeiro.

REPORTAGEM

O evento teve a participação de associados da SRP e convidados e cobertura de imprensa. A Dra. Ângela homenageou a Rede Record de Televisão, que transmitiu a sua denúncia e o seu desabafo para todo o país, o qual foi veiculado amplamente nas redes sociais e se tornou um marco na luta contra a falência do sistema público de saúde no Brasil. O link a seguir leva à reportagem do jornalista Dennes Queiroz, da Rede Record, sobre a entrega do Prêmio, com entrevistas da Dra. Angela Tenório e dos diretores da SRP Guilherme Brechbühler e Altamir Tojal.

http://videos.r7.com/medica-que-denunciou-caos-na-saude-publica-do-rio-e-homenageada/idmedia/5297275e0cf2768425a53045.html


 

Médica Angela Tenório recebe o Prêmio Responsabilidade Pública 2013

21/11/2013 | Comentários (0) | Sociedade | Por: Altamir Tojal

Seu desabafo emocionado é um marco na luta contra a falência da saúde pública no Brasil

O Prêmio Responsabilidade Pública 2013 será entregue à médica Angela Maria Tenório Albuquerque, que protestou contra as condições precárias dos serviços no pronto-socorro do Hospital Estadual Rocha Faria, no Rio de Janeiro. O desabafo da Dra. Angela, transmitido para todo o país pela televisão e redes sociais, se tornou um marco na luta contra a falência do sistema público de saúde no Brasil.

A homenagem é conferida pela SRP – Sociedade pela Responsabilidade Pública a servidores exemplares, que se destacam no cumprimento de suas funções, notadamente por enfrentar a corrupção, o corporativismo e os privilégios, que prejudicam os serviços públicos, penalizando a população. Em 2012, foi agraciada a Ministra Eliana Calmon, por sua atuação no CNJ – Conselho Nacional de Justiça.

A solenidade de entrega do Prêmio Responsabilidade Pública 2013 à Dra. Angela Tenório, será realizada no dia 27 de novembro de 2013, quarta-feira, às 19h30, na sede do Clube do Bridge, na rua Raul Pompéia, 12, Copacabana, Rio de Janeiro.

A SRP foi criada em 2011 e tem como objetivos principais acolher e apoiar reclamações de cidadãos e organizações com para reivindicar reparações junto ao poder público e atribuir a autoridades e servidores em geral eventuais responsabilidades por omissão, incúria ou dolo. A entidade busca também incentivar práticas e projetos que busquem a melhoria dos serviços públicos e o fim dos privilégios de servidores que não condizem com o estado democrático de direito.

Com 23 anos de profissão, a Dra. Angela, sobrinha-neta do político Tenório Cavalcante, teve o seu desabafo gravado por uma equipe da Rede Record, quando cumpria plantão no pronto-socorro, sem conseguir atender a centenas de pacientes. “Sou médica, estou revoltada, estou sozinha nesta porcaria aqui. A secretaria e o governador não fazem nada. Estou de saco cheio. Vou ser punida por uma boa causa”, disse a Dra. Angela com emoção, surpreendendo os pacientes, que aplaudiram o seu desabafo.

Link para a reportagem sobre o protesto da Dra. Angela Tenório.

DESLIZAMENTOS: SRP CONVOCA MP-RJ A COBRAR RESSARCIMENTO DE AGENTES PÚBLICOS

16/05/2013 | Comentários (0) | Sociedade | Por: Altamir Tojal

A Sociedade pela Responsabilidade Pública (SRP) protocolou interpelação ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro para identificar os agentes públicos responsáveis por danos causados por deslizamentos de terra e reivindicar o ressarcimento civil, com direito de regresso baseado no parágrafo sexto do artigo 37 da Constituição Federal. A convocação ao MP-RJ tem em vista principalmente as tragédias recorrentes na Serra Fluminense, com milhares de vítimas, entre mortos, desaparecidos, feridos e desabrigados. Clique para ler a íntegra da interpelação.

Página 1 de 3  | 1 2 3 »

ESTE MUNDO POSSÍVEL © | Todos os direitos reservados.
Todos os textos por Altamir Tojal, exceto quando indicado.
Antes de usar algum texto, consulte o autor.